Marcelo superglass

Marcelo superglass

Prancha

Prancha
Codigo do Surf

Floriano

Floriano
Novo integrante Meira

Equipe

Equipe
Floriano em ação

sábado, 30 de maio de 2009

DICA:


Converse direto com o Shaper, pois ele é o profissional com maior grau de capacitação para lhe indicar o tipo de design mais correto (seja iniciante ou não) e apto tecnicamente, para tirar todas as suas dúvidas. Desconfie sempre do preço MUITO BARATO, pois atrás disso pode se esconder algumas armadilhas como material de MÁ QUALIDADE e mão-de-obra NÃO ESPECIALIZADA.

Após supermaiôs da natação, tecnologia dá aos surfistas roupa com aquecimento!

Novidade promete ajudar corajosos que se aventuram em águas geladas
Um traje revolucionário capaz de fazer o homem superar seus limites dentro da água. A descrição poderia se encaixar perfeitamente nos supermaiôs que andam dando o que falar na natação, mas o esporte é outro, e a roupa também. Trata-se do H-Bomb, uma vestimenta com sistema elétrico que promete elevar a resistência dos surfistas em condições extremas de frio.
A ideia da roupa de borracha com aquecimento portátil, criada pela empresa Rip Curl, surgiu pela necessidade de dar aos atletas condições ideais para surfar ondas perfeitas em picos gelados como o Alasca e o Canadá. Foram precisos três anos de pesquisa para desenvolver um traje com apenas 2mm e duas baterias de 7,4 volts que pesam 120gr cada.
- A grande diferença da invenção é que geralmente você é obrigado a usar uma roupa de borracha muito grossa em águas geladas. É pesado, dificulta para remar. Com o sistema de baterias, é possível ter muito mais flexibilidade - explica o brasileiro Bruno Santos, campeão do WCT de Teahupoo, a elite do surfe mundial, em 2008.
A temperatura do traje pode ser regulada pelos próprios surfistas, que podem optar por potências de aquecimento entre 44ºC e 51ºC através de um interruptor. A novidade custa R$ 5 mil, foi lançada nesta terça-feira e chegou às lojas de todo o mundo no dia seguinte.

Apenas 40 trajes à venda no Brasil 
Como os campeonatos e os picos de surfe mais populares estão em águas quentes, foram criadas apenas 400 roupas. No Brasil, serão menos de 40. No entanto, os criadores do H-Bomb acreditam que não é preciso viajar para outros continentes para aproveitar seus benefícios. 
- No auge do inverno, tanto Santa Catarina quanto o Rio Grande do Sul têm águas geladas, onde é possível utilizar a roupa. Além disso, Chile, Peru e Argentina também são boas opções - destacou Patrick Winkler, gerente de roupas de borracha da Rip Curl.
Para quem está acostumado a desafiar locais inóspitos em busca de uma boa aventura, a imaginação já começa a fervilhar. É o caso de Bruno Santos. "Friorento" assumido, ele admite que não vê a hora de estrear o traje em um pico recém-descoberto.
- Hoje em dia, é difícil encontrar uma onda perfeita e com pouca gente. A cada ano que passa, elas são mais disputadas. Com essa roupa, você consegue surfar em lugares que não conseguiria. Já estou planejando com a galera para conhecer um lugar que acabaram de descobrir na Namíbia, na África, com águas muito geladas - contou.

 

9 - SER UM BOM SURFISTA SIGNIFICA:

Ser um surfista não significa apenas usar roupas de surf, andar com uma prancha debaixo do braço e sair falando gírias.Ser um bom surfista significa: ter respeito ao próximo, amor à natureza e, conhecimento das variáveis que interferem no esporte. Além disso, temos obrigação de estar preparados para as mais variadas situações dentro da água, conhecendo nossos limites e respeitando acima de tudo a força do mar...

8 - AS MANOBRAS DO SURF

Rasgada: O surfista joga a rabeta da prancha para frente e vira o corpo para onda.
Cavada: O surfista vai até embaixo da onda e sobe para realizar uma manobra.
Tubo: O surfista fica dentro da onda, no meio do tudo. A principal manobra do esporte.
360º: Manobra em que o surfista dá uma volta completa com a prancha na onda.
Cut Back: O surfista adianta na onda e volta para dar a manobra na parte crítica.
Floater: Manobra em que o surfista sobre a crista da onda.
Aereo: Quando o surfista decola sobre a onda e retorna com perfeição.

7 - COMO SÃO AS COMPETIÇÕS DE SURF?


As competições do surf são disputadas na forma de eliminatórias. Entram quatro atletas no mar e o melhor se classifica para a próxima bateria. Quem não foi o vencedor poderá disputar a repescagem. Dessa maneira os quatro melhores surfistas disputam a final e aquele que tirar as melhores notas é o campeão.

6 - DICAS E CURIOSIDADES


O surf é conhecido como o esporte dos deuses. Isso porque na Polinésia, somente os reis podiam pegar as ondas em pé. Aos súditos restava praticar o surf deitado, uma espécie de bodyboard. Talvez tenha começado aí toda a rivalidade entre os dois esportes. Cuide bem de sua prancha. Ela é sua maior aliada e se não for tratada bem poderá se deteriorar mais rapidamente. O melhor mar é o da manhã. Se você quer pegar um mar lisinho e sem muito crowd, o mais indicado é que vá surfar bem cedo. É o melhor horário para a prática do surf. Não tenha vergonha de procurar uma escola de surf. Além de ter todas as noções básicas você evoluirá muito mais rápido. Ninguém nasce sabendo.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

5 - QUEM PODE PRATICAR O SURF?


O surf pode ser praticado por qualquer pessoa de qualquer idade, mas é preciso alguns cuidados para evitar qualquer acidente. Para o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvério Silva, o mais importante é estar com um professor habilitado. "Existem muitas escolinhas por aí, muitas de qualidade duvidosa. Em caso de dúvida pergunte aos alunos, eles sabem se a escola é boa ou não". Antes de sair se arriscando nas ondas tire suas dúvidas com algum surfista mais experiente ou procure alguma escola do esporte. Já existem muitas escolinhas do tipo espalhadas pela maioria das praias do País. Para as crianças é essencial que estejam acompanhadas, pois os perigos são maiores. Outro ponto importante é sempre respeitar os limites. Nunca tente fazer mais do que consegue. Se arriscar em vão poderá trazer sérios problemas.

4 - ONDE PRATICAR O SURF?


O Brasil oferece boas condições para os surfistas. Devido a grande extensão de nosso litoral é possível escolher todos os tipos de ondas no país. O melhor pico é, sem dúvida, o arquipélago de Fernando de Noronha. Conhecido como o Havaí brasileiro, o pico atrai turistas de todo o mundo. A combinação de belas paisagens e ondas perfeitas faz de Noronha o sonho de qualquer surfista do Brasil. Para o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvério Silva, a escolha do local depende do nível do atleta. "É claro que todos querem pegar as melhores e maiores ondas, mas muitas vezes elas podem trazer muitos perigos. Portanto comece pelas mais simples no começo". O Havaí é o pico mais conhecido do mundo. Devido a toda a tradição do esporte no aquipélago, ele se consagrou como a capital mundial do surf. A praia mais famosa é a de Pipeline. Com ondas perfeitas e muito perigosas, é desafiada somente pelos melhores e mais experientes surfistas. Já a Indonésia, com sua imensa quantidade de praias desertas com ondas perfeitas é o novo point do surf. As Ilhas isoladas oferecem todos os tipos de ondas, de acordo com o gosto do atleta. Outros picos muito conhecidos são: México, África do Sul, Austrália, Costa Rica, Estados unidos. Opções são o que não faltam, portanto pegue sua prancha e vá surfar.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

QUIKSILVER KING OF THE GROMS REALIZA SELETIVA EM UBATUBA


A Praia de Itamambuca, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, vai receber nos dias 30 e 31 de maio a seletiva do Quiksilver King of the Groms 2009, competição aberta a surfistas com até 16 anos de idade.
evento vale uma vaga à final mundial, em Hossegor, na França. A primeira seletiva já foi realizado no Rio de Janeiro e agora é a última chance para os atletas conseguirem a vaga. Os dois vencedores têm o direito de atuar em uma disputa paralela ao Quiksilver Pro France, etapa do WCT. Além das vagas, os campeões recebem passagens para França, hospedagem e ajuda de custo durante o campeonato.
Na etapa do Rio de Janeiro, a final foi paulista. Gabriel Medina, de São Sebastião, superou Jessé Mendes, de Guarujá. Sidney Guimarães, de Peruíbe, e João Paulo Zampier, de Búzios, terminaram na 3ª colocação.
Os interessados devem reservar as suas vagas na Federação Paulista de Surf, pelo e-mail silvio@fpsurf.com.br. A taxa é de R$ 90 e deverá ser paga antes do início das disputas. Outras informações pelo telefone (13) 3273.4319.

3 - EQUIPAMENTOS DE SURF


A prancha é o elo entre o surfista e o mar. Uma boa prancha é essencial para quem quer ter um bom desempenho. Ela tem que estar adaptada ao tamanho e as características físicas do atleta. O desenvolvimento do material utilizado nas pranchas foi tão grande, que as velhas (de madeira), foram substituídas por modernas placas de poliuretano. Além das conhecidas pranchinhas, mais velozes e utilizada pelos principais surfistas, existem as Fun e Long Boards. A Fun Board é uma intermediária entre a pranchinha e o Long. Já as Long Boards são as mais clássicas e trazem consigo o peso e a responsabilidade de toda a história do surf. Para completar a lista de materiais necessários para a prática do surf, tem o leash, a parafina e o neoprene. O leash é a famosa cordinha. Ela é geralmente amarrada junto ao calcanhar e prende o atleta a prancha. Verifique sempre se o lash está bem preso, pois caso se solte você terá muito trabalho para pegar a prancha novamente. A parafina que é feita do mesmo material da vela é passada na prancha e tem como objetivo segurar os pés do surfista durante a onda. Não exagere na hora da parafina e sempre lembre de utilizar o raspador. O neoprene é a roupa de borracha utilizada principalmente no inverno ou em mares frios. Se você quer surfar por mais tempo então não esqueça do neoprene. Apesar de prender um pouco o movimento do atleta ele é essencial nas épocas mais frias do ano.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

O RETORNO


2 - HISTÓRIA DO SURF

Os primeiros relatos do surf dizem que o esporte foi
introduzido 
no Havaí 
pelo rei polinésio Tahito. Mas em 1778, quando o navegador James Cook descobriu o arquipélago, ele afirmou que já existiam surfistas na ilha. Até o início do século 20 o surf permaneceu em baixa até conhecer seu pai, Duke Paoa Kahanamoku, que manteve o esporte vivo graças a sua persistência. A primeira vez que o mundo ouviu falar do Havaí e do surf foi depois das Olimpíadas de 1912, em Estocolmo, onde Duke ganhou uma medalha de ouro na natação. Duke fez o mundo saber que ele era um usrfista e que o surf era o ato de cavalgas as ondas do mar. Após sua vitória, Duke introduziu o surf na América em 1913 e na Austrália em 1915.
No Brasil, as primeiras pranchas foram trazidas por turistas. A primeira prancha brasileira foi feita em 1938 pelos paulistas Osmar Gonçalves, João Roberto e Júlio Putz, a partir da matéria de uma revista americana, que dava medidas e o tipo de madeira a ser usada. Em 1950, os cariocas Jorge Grande, Bizão e Paulo Preguiça construíram uma prancha que não tinha flutuação nem envergadura. Em 1962, no Rio de Janeiro o Sr. Moacir criou uma técnica para dar envergadura aos pranchões, em São Paulo, Homero Naldinho, com 14 anos, fazia suas madeirites. Atualmente a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) é quem regulamenta e traça as diretrizes do esporte. Os maiores surfistas do mundo disputam anualmente o WCT (World Championship Tour) que consagra o campeão mundial.

terça-feira, 26 de maio de 2009

1 - O QUE É SURF?


O surf é o mais praticado de todos os esportes radicais. A total interação com o mar, o contato com as ondas, a arte de domar a natureza fascinam os surfistas e simpatizantes. Esse é o surf, um esporte praticado pelos Deuses e Reis, que conquistou milhares de adeptos por todo o mundo, criando uma legião de fiéis e apaixonados seguidores. Para iniciar no surf é necessário apenas uma prancha e muita coragem, para desafiar as ondas. O surf, hoje, deixou de ser apenas um esporte, e é uma filosofia de vida, exercendo grande influência na moda, na música, no cinema. O praticante do esporte possui um estilo próprio e pode facilmente ser identificado em qualquer lugar. Os negócios do esporte atingem uma grande fatia do mercado e por todo o país já existem lojas especializadas que oferecem uma grande variedade de produtos, com todas as novidades do mundo do surf. Se você curte adrenalina, está no caminho certo. O surf chegou para mudar a sua vida.

SHAPER


Uma profissão difícil e concorrida...como qualquer outra!